Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em 2025 todos os aposentados pelo INSS ganharão o equivalente a um salário mínimo

A luta dos aposentados do INSS não é apenas pelo fim do fator previdenciário, que reduz em até 40% o salário de quem vai se aposentar. É, também, pelo fim do “arrocho” salarial aos que ganham acima de um salário mínimo, hoje R$ 788,00. Este segmento vem sofrendo perdas em seu poder de compra, nos últimos 15 ano, que chegam a escandalosos 85%.
A Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos estima que em 2025 todos os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social serão nivelados pelo salário mínimo. De acordo com a entidade, entre setembro de 1994 e janeiro de 2014, com a política de valorização do salário mínimo, os aposentados e pensionistas que ganham acima do piso previdenciário acumulam perdas financeiras que totalizam 81,77%.
Para recuperação das perdas as centrais sindicais tentam negociar com o governo o Projeto de Lei 4 434/2008 de autoria do senador Paulo Paim, o qual cria um índice de correção para garantir o reajuste dos benefícios previdenciários de acordo com o aumento do piso mínimo. O texto mantém a paridade entre os valores das aposentadorias e pensões e o número de salários mínimos na data de concessão do benefício. A proposta prevê um período de transição de cinco anos para que as perdas sejam recuperadas.

Nenhum comentário: