Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2016


Aposentadoria por invalidezAuxílio-doença

Deve marcar perícia apenas quem for chamado





Só quem for convocado pelo INSS é que deve marcar perícia. Com a ameaça do “arrastão pericial”, o governo afirmando que vai chamar mais de meio milhão de segurados que recebem benefício por incapacidade laboral, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, muita gente tem perguntado se já deve marcar sua perícia. Todos devem aguardar a convocação: apenas o que receberem uma carta do INSS, devem telefonar e marcar a perícia. O importante é sempre manter o endereço atualizado.
As informações que circulam por aí são bastante contraditórias, inclusive afirmando que  a grande maioria dos auxílio-doença que passarão pelo “arrastão” teriam sido concedidos judicialmente. No mínimo o INSS não dá muita atenção às decisões judiciais: na grande maioria das vezes é condenado a conceder o auxílio-doença por um período, cabendo à própria autarquia novas perícias a partir de então. Será que falta uma boa relação entre a procuradoria e o setor administrativo? Até parece que não se dão bem… De qualquer forma, terão que respeitar as sentenças e acórdãos.
Alguns tecnocratas estão falando que as perícias ocorrerão nos horários normais, sem precisar dos trabalhos extras, inclusive nos fins de semana, estabelecidos através de medida provisória. Ora, as perícias continuam sendo marcadas com muito atraso para a concessão de novos benefícios, deixando os trabalhadores sem pagar suas contas e muitas vezes com o INSS pagando por período maior do que seria necessário.
Por enquanto são somente ameaças…

Nenhum comentário: